18.3.09

Aver-O-Mar

Dedico este tema ao amigo Manuel Lopes de Aver-O-Mar

  Já aqui escrevi sobre a minha Escola Primária sita na Rua Tenente Valadim. Hoje não é mais do que uma sombra daquilo que foi. Às gargalhadas das crianças que lá aprenderam responde o silêncio dos fantasmas que lá vagueiam.


  Excepto do amigo Fernando que morava na “Vila Aurora”, não me lembro de mais nenhum colega que comigo andou nessa escola. Sei que um deles era de Aver-o-Mar.


  Um dia fui até lá convidado pelos pais para almoçar em casa deles. Foi a primeira vez que andei de carroça. Os pais não estavam ligados ao mar mas sim à agricultura. Isso porque as memórias que tenho era de uma casa bem afastada do mar e de ver campos lavrados.


  No antigamente Aver-o-Mar ficava “distante” da Póvoa. Os trajectos eram feitos de carroça ou a pé e parecia que o perto era longe. Hoje, com o crescimento do Bairro Norte, com a população que não dispensa um passeio pela Marginal até a Aver-o-Mar, o longe tornou-se perto.

  Abonemar foi povoado por D. Lourenço Alves da Cunha e seus descendentes.

  O que nunca me esqueci foi daquelas mulheres apanharem o sargaço mesmo com o mar revolto. Depois colocavam o sargaço em medas para secarem que, depois de secas, eram vendidos para adubo dos campos (diziam que a melhor cebola e batata da região eram de Aver-o-Mar).

  Neste meus temas dedicados à Póvoa já falei da Capela de S. André e da lenda que lhe está atribuída. Outro local de culto é a Igreja de Nª Sª das Neves, havendo já uma capelinha à Santa dedicada, no séc.XV.



  O Conjunto Típico Ala-Arriba, é a uma das referência dos cantares da gente de Aver-o-Mar.


Clicar na imagem para ligação à página do “Conjunto Ala-Arriba”

  Outra referência é o seu Rancho Folclórico fundado em 13 de Novembro de 1988.


Clicar na imagem

  O Grupo Cultural e Recreativo de Aver-o-Mar, tendo sido um dos fundadores o meu amigo Manuel Lopes

Actuação do G.C.R., vocalista Manuel Lopes - 1983 no antigo Salão Paroquial


Aqui com o Rancho Poveiro - 1983
  O Grupo Teatral do G.C. e Recreativo.




 ... e nestas fotos, com o Grupo de Teatro - A primeira foto é de 1974, as seguintes de 1983 (parece que neste momento não há actividade cultural digna desse nome. Se assim é, há que de novo lançar as redes e fazer de Aver-o-Mar um local onde a cultura seja uma realidade.)

  Foi em Aver-o-Mar que passei, num Restaurante junto à praia, um dos melhores aniversários da minha vida.

O meu agradecimento ao Manuel Lopes pelo envio das fotos, músicas, as letras das canções e demais apontamentos sobre a vida cultural de Aver-o-Mar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado Márius. È com saudade, nostalgia e, acima de tudo, sentimentos de regresso ao passado, que onstao este tema.

Obrigado amigo.

M.Neves disse...

Cumprimentos Averomarenses.
Parabéns pelo se blog. Realmente a actividade cultural neste momento em Aver-o-Mar está adormecida. Gostaria de lhe "apresentar" um grupo de jovens que eleva o nome de Aver-o-Mar. Este grupo intitula-se "Abonemar Dance Group" e asseguro-lhe que é um grupo com bastante talento.
Cumprimentos:
Manuela Neves
http://abonemar.hi5.com/friend/p101531451--ABONEMAR_Dance+Group--html

http://www.youtube.com/watch?v=kk_SQDog7xI

(copiar e colar na barra de endereço)

maria augusto disse...

foi com imenso prazer que fiz conhecimento com seu blog nele encontrei recordaçoes de minha infancia meu pai nos anos 60 era guarda do desportivo todo ao norte e ainda me lembro d'um tempo onde nao havia tantos imoveis e arranha céus e do cimo do balneario via-se até a aver o mar minha terra e as poveiras que passavam atras da nossa casa para st andré a cantar ; santo andré das almas , pedi ao senhor que nos dê sardinhinha ,pelo seu amor saudades de um tempo que os novos nao conhece