14.8.08

A “minha” Igreja

  Quem o título ler pensa que eu, marius70, tenho uma Igreja. Não, não tenho, embora a minha Avó materna dissesse que eu dava um belo padre!

  Nasci no Bairro Nova Sintra na Póvoa de Varzim. Já nascidos estavam a minha irmã São e o meu irmão Jota (leaoverde). Cada um dos seis filhos que a minha Mãe teve nasceram em casas e ruas diferentes, só o meu irmão mais novo é que nasceu no Hospital da Póvoa. A mim calhou-me nascer no Bairro Nova Sintra.

  Uma das coisas que a minha Mãe muito admirava é que eu dizia-lhe como era a casa onde nasci. Como era a entrada, onde ficavam os quartos, a cozinha e das vezes que eu olhava pela janela e via o céu azul e o campo à minha frente. A minha Mãe dizia que não podia ser pois teria na altura que saímos de lá perto de dois anos de idade. O meu Pai levou-me à casa onde nasci vinte anos depois e ali estava ela tal e qual (por fora) como eu descrevia à minha Mãe.


  Nascido na Nova Sintra, foi na Igreja Matriz baptizado. Esta Igreja não foi a primeira Igreja Matriz. A primeira Matriz da Póvoa foi a ermida da Mata, futura Igreja da Misericórdia no Largo das Dores. Como esta Matriz pertencia na época a Barcelos, os condenados e malfeitores da Póvoa refugiavam-se neste local, evitando, deste modo, a actuação das autoridades poveiras. Claro que isto não era muito católico e assim de acordo em acordo lá se conseguiu fixar a Matriz dentro do povoado.


  Com o passar do tempo e há sua degradação, esta Matriz foi demolida em 1910 tendo no seu lugar construída a actual Igreja da Misericórdia.

  Por o lugar da Matriz ser sítio ermo, “pouco seguro e temível por ser mata povoada por venenosos répteis…”, em meados do século XVIII, pensou-se em construir outro templo - a actual Matriz - a segunda Matriz da Póvoa.

Assentamento da 1ª pedra - 18 de Fevereiro de 1743;
Duração da obra -14 anos;
Bênção - dia de Reis 6 de Janeiro de 1757 (ainda não estava totalmente acabada);


  A Igreja Matriz é uma igreja barroca. São notáveis os seus retábulos, especialmente o da capela-mor, bastante rico, em estilo rococó.

  Um móvel da sacristia ostenta um largo conjunto de siglas poveiras, ali gravadas pelos pescadores quando se casavam, como forma a registar o evento.


  Para além do facto de ali ter sido baptizado, foi a 14 de Agosto de 1976 que nesta Igreja me casei com a mãe dos meus filhos. Faz hoje precisamente 32 anos. Beijinhos para ti mulher!

  Aqui casou também a minha irmã, no mesmo dia e na mesma hora! Beijinhos para ti mana Faty e um abraço cunhado Telo.

  Foi nesta mesma Igreja baptizados todos os meus filhos, os três primos mais velhos foram-no em simultâneo, esperamos que todos nascessem para esse efeito.

  A Igreja Matriz da Póvoa fica ligada para sempre àquilo que hoje sou. Nela fui baptizado, nela casei, nela foram baptizados os meus filhos.

É a “minha” Igreja!


Fontes consultadas:

Paróquia da Matriz
Wikipedia
Geocaching


  A festa dos casórios decorria, deram as baladas da meia-noite. O meu irmão manda parar o bailarico... E ali, já no dia 15 de Agosto, foram cantados os Parabéns ao noivo que fazia anos, eu Marius70.

Obrigado mano, nunca me esqueci disso!

1 comentário:

Anónimo disse...

Também aqui, marius: Parabéns no dia em que a Póvoa Está cheia de gente! Apesar da crise, não há crise para se estar presente na ROMARIA DA ASSUNÇÃO e.... para se fazer anos! Abraço