11.7.17

"UM CONTO DE DUAS CIDADES"

No dia 31 de maio de 2017, no Cinema Garrett, estreou-se o filme de Steve Harrison e Morag Brennan "UM CONTO DE DUAS CIDADES".
Para quem não o viu, que foi o meu caso, aqui fica a apresentação do mesmo e a sua sinopse.

Filme "Um Conto de Duas Cidades",
de Steve Harrison e Morag Brennan

Sinopse:

“Começando com a famosa fotografia de Maria do Alívio, de 16 anos, a andar descalça pela Rua das Lavadeiras, o filme conta a história de duas Póvoas de Varzim muito diferentes.
- a comunidade piscatória e a realidade brutal de um modo de vida tradicional – a coragem, carácter e solidariedade que ajudaram o povo a sobreviver.
- a cidade turística – os indivíduos cuja energia e iniciativa transformaram este trecho de 1 km de areia numa meca para milhões de turistas.
Não só se obtém um vislumbre histórico de um mundo que agora está quase esquecido, como também se poderá ver uma parte da história portuguesa que alguns desejam esquecer: a vida sob o poder de Dr. Salazar.
Primeiro há o relacionamento especial que o ditador teve com a comunidade de pescadores e a cidade turística; e depois poderá ver-se então como a Póvoa foi o cenário dramático para o confronto entre o regime de Dr. Salazar e o homem que jurou derrubá-lo. Um Conto de Duas Cidades apresenta-nos duas visões de uma mesma cidade, relatadas a partir de entrevistas a testemunhas oculares, às vezes hilariantes e outras vezes dolorosas, mas sempre inspiradoras e reveladoras.”

Curiosamente o título é o mesmo de um romance de Charles Dickens (Tale of Two Cities - Uma história em duas cidades ou Um Conto de Duas Cidades).

Sem comentários: