23.3.10

Rancho Poveiro

Foi fundado em 1936 pelo etnógrafo António dos Santos Graça o mais representativo Grupo de cantares e dançares da nossa gente Poveira.

Se agora é conhecido por Rancho Poveiro foi com a designação de Grupo Folclórico Poveiro que se deu a conhecer por todo mundo, junto às nossas comunidades de emigrantes.


Os seus trajes são os usados pelos pescadores da Póvoa nos finais do século XIX, e neles predomina a “branqueta” (fazenda de lã branca) nas saias e nas calças e ainda a tão famosa camisola de lã branca, bordada a ponto de cruz com motivos marítimos, que as raparigas ofereciam aos namorados.


Este vídeo dedico a todos os Poveiros espalhados pelo mundo. Nele estão as canções que durante anos habituamos em as ouvir e fazem parte da nossa vivência enquanto miúdos, quando os nossos olhos eram o mar, e os pescadores lançavam à água as suas embarcações desafiando a fúria dos elementos.

É também dedicada a toda a minha Família, Poveirinha graças a Deus!

Bem-Hajas Rancho por continuares as nossas tradições no traje e na vontade de mostrares a todo o mundo o orgulho de ter nascido Poveiro.


Para todos, o meu Ala-Arriba pela Póvoa.

3 comentários:

Manuel Lopes disse...

Como sempre, mais uma grande página, Marius.Certamente que, muitos dos componentes do Rancho Poveiro que aparecem na foto já cá não moram. Mas,em relação a ele (Rancho), tudo será "imortal". Parabéns!Continua!

maria augusto disse...

que prazer de escutar de novo estas cançoes poveiras que me accompanharam todo o tempo de ninha mocidade quando havia os concursos de ranchos no desportivo as noites passadas na billeteira e o prazer de os ver dançar e cantar sabias todoa de cor melhor que as liçoes como disia meu pai que deus la tem

Unknown disse...

Boa tarde,
Somo as Rádio do Folclore Português,
RFP web rádio que há oito anos dá voz ao Folclore Nacional.
O Rancho Poveiro é um dos muitos grupos que a RFP passa com frequencia. se estiver interessado em colocar o nosso site aqui no seu blog. está à vontade.

Obrigado,
Abraço
A Coordenação da RFP
Sérgio da Fonseca

www.rfpfolclore.com