17.3.08

Procissão do Enterro do Senhor

  Esta Procissão, também chamada Procissão do Senhor Morto, realiza-se na noite da Sexta-Feira anterior ao dia de Páscoa. Esta procissão era para mim um temor pois os "Forricocos", com os capuz a cobrir a cara, os fogaréus, as matracas a rodar, aquele ar pesado da Procissão com as suas cores de preto e roxo, o tom fúnebre e silencioso cortado aqui e ali pelos cânticos pelos grupos corais faziam qualquer puto como eu, na época, não ficar lá muito “católico”.


  Era ali ao pé da Capela de S. Tiago que ainda há poucos anos eu, como toda a família, assistia à passagem da Procissão. Como pouco conhecedor das tradições poveiras era a minha Mãe que me chamava a atenção para este ou aquele pormenor entre eles, o cantar do "Miserere".

  A Procissão do Senhor Morto é da responsabilidade da Confraria do Senhor, da Igreja Matriz. Os Mesários da Santa Casa com os seus balandraus (capas pretas de seda ou cetim), os farricocos, com os seus hábitos negros de capuz a cobrir a cara, os fogaréus, o ruído das matracas, conhecidas também por cabarnelas, as lanternas, o bater compassado das varas, o andar vagaroso e solene e, junto à Capela de S. Tiago, é cantado o "Miserere" pelo grupo coral "Capela Marta" em homenagem ao seu fundador, Alberto Marta, fazem desta procissão um dos pontos altos da Semana Santa na Póvoa de Varzim.

  O andor do Senhor Morto é conduzido pelos clérigos mais novos.

  Aqui ficam algumas imagens da Procissão deste ano. Agradeço ao meu irmão e sobrinha o envio das mesmas.



2 comentários:

Kim disse...

Olha Marius, eu adoro estas tradições, pagãs ou não.
Tens o meu e-mail no blog. Se estamos perto um do outro não faz sentido esperarmos tanto tempo para beber uma bica.
Um grande abraço

avelino monteiro disse...

Boa Tarde Meu Caro:

A procissão do Senhor Morto é da responsabilidade da Confraria do Senhor, da Igreja Matriz. Os Mesários da Santa Casa são convidados, julgo que desde o século XIX. A Santa Casa organiza a procissão dos Passos 15 dias antes da Páscoa (Passos, Ramos, na Páscoa estamos). Continue a "blogar... "
Um abraço Avelino Monteiro