19.2.08

O Poveiro

P.SérgioC. MaioP. Lagoa
            Patrão Sérgio                            Cego do Maio                        Patrão Lagoa


  Diz A. Santos Graça na sua obra «O Poveiro»: Na orla da angra ou enseada de Varzim vive o Poveiro, tipo de pescador original e inconfundível na beira-mar portuguesa.... Forte, rude, vive do mar e para o mar.

  Segundo o estudo feito pelo capitão Fonseca Cardoso «O Estudo Antropológico do Poveiro», o Poveiro descende da raça semita de origem cananeana, que viveu nas primeiras idades do Egipto, que fundou Tyro, Sidon, Aratos, Gavira, Carthago... enfim, somos aqueles que por herança nasce, vive e morre pescador.

  As velhas lanchas foram substituídas por barcos a motor. Os quebra-mar, impedem o avanço do mar que, quando se enfurecia, subia a velha praia num barulho medonho e, ao ai das pescadeiras, assisti em pequeno quando o barco poveiro se debatia contra a fúria daquelas vagas. Um pequeno salva-vidas fazia-se às ondas alternosas para resgatar aquelas vidas ao túmulo das águas profundas.

  O progresso não se compadece com o passado e, hoje, onde era a lota é um café, e ali foi erigida uma estátua a S.Pedro padroeiro da Póvoa de Varzim.

  Das antigas "Conserveiras" só existem as fachadas. O Pescador foi “empurrado” para as Caxinas e, na cidade cosmopolita sobranceira, resta somente uma homenagem àquele que tanto deu de si para salvar os outros... «O Cego do Maio».


  Quando ouço alguma canção da Póvoa, pareço ouvir a voz da minha mãe cantando com aquela voz que só uma poveira tem...

Vamos ver a lancha nova
Que se vai deitar ao mar
Nossa Senhora vai dentro
Os anjinhos a remar



... para ti meu irmão que um dia me disseste!...

... E na leitura teu olhar vogará pelo espaço do tempo
Do teu tempo de criança e então sorrirás
E mil outras memórias despertarás
Das "cousas" que estavam no esquecimento

Se umas não viveste
Por tempo não te ter havido
Das mesmas te irás lembrar
Pois foi com elas que cresceste
Na memória do teu ouvido
De tanto delas alguém falar


15Ag99

... Um Ala-Arriba pela Póvoa

Sem comentários: